Bullet journal

Meus livros do mês de Julho

Esse mês havia planejado ler alguns livros, mas quando os livros que comprei chegaram adiei meus planos mais para a frente e decidi que iria me dar ao luxo (acho que não é bem essa a palavra) de mudar meu planejamento de leitura. Alguns dos livros que chegaram eu já queria a muito tempo e outros foram fruto de indicações que recebi e foram uma grata surpresa. Então reuni todos os títulos aqui e trouxe um pouquinho da sinopse de cada um deles para você conhecer e decidir se quer ler algum deles ou até mesmo todos.

O primeiro título é a graphic novel Nimona (Noelle Stevenson) que foi o livro do mês no Infinistante, o Clube do livro criado pela Mel, Loma e Maki, e sobre ele vou tentar escrever uma resenha, ainda esse mês (se tudo der certo). Comprei a versão em E-Book pela Amazon, então não tenho muito o que falar sobre a versão impressa. Eu simplesmente amei a leitura, valeu a pena, pois me fez voltar um pouquinho no tempo em que eu amava histórias em quadrinhos e que me ajudaram a cultivar o hábito de leitura.

Sinopse: “A graphic novel protagonizada pela anti-heroína mais surpreendente, kick-ass e fora dos padrões que você vai conhecer. “Nimona” é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Até conhecer “Nimona”, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.  Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.”

O segundo livro é o Pó de lua nas noites em claro (Clarice Freire) que descobri dando uma olhadinha em sites de livros e achei a sinopse superinteressante e quando o livro chegou simplesmente amei o conjunto. As folhas são em papel pólen soft 80g/m² que dá maior conforto na leitura e dá para fazer marcacoes e anotações sem vazar, a capa é de papel cartão 250g/m² então fica mais encorpada, as letras são de um bom tamanho e as gravuras lindas. As bordas são arredondadas e o tamanho é 130mm x 205mm, um pouquinho menor que o A5, o que faz com que dê para colocar na bolsa e levá-lo para ler por onde formos.

Sinopse: “Quando a noite fica mais escura e as ruas se calam, a maior parte das pessoas dorme e sonha. Algumas, porém, preferem o silêncio para sonhar acordadas. Clarice Freire, autora do best-seller “Pó de lua”, faz parte desse grupo. É nessa hora que costuma criar suas poesias e seus desenhos. Em seu segundo livro, “Pó de lua nas noites em claro”, ela vira a madrugada ao avesso em palavras e imagens, dedicando uma hora a cada capítulo, da meia-noite ao amanhecer. Além dos versos que conquistam o público desde 2013, quando foi criada a página Pó de lua no Facebook, Clarice alterna passagens em prosa e poesia, acompanhando sua personagem durante um longo e mágico passeio pela cidade quase deserta. Com um humor delicado e muita sensibilidade, a autora desvenda a angústia e a alegria daqueles que preferem a noite ao dia. Sua personagem insone se rende ao desejo de sair da cama e andar pelas ruas em busca de si mesma. Descobre que não está sozinha. Os sentimentos e as lembranças ganham vida, e ela esbarra em personagens como um homem que vaga por viadutos, um vigia noturno e até um misterioso carteiro que lhe entrega correspondências às três da manhã. Com lápis de cor e tinta nanquim, Clarice ilumina a escuridão e continua fiel à missão de Pó de lua: diminuir a gravidade das coisas.”

O próximo título é A bruxa não vai para a fogueira neste livro (Amanda Lovelace) que conheci pesquisando mais sobre a autora quando li A princesa salva a si mesmo nesse livro e que gostei muito. A impressão é em papel pólen soft 70g/m² e a tipografia é em tom vermelho, gostei da sensação que dá a leitura. É um livro rápido e fácil de ler, vale muito a pena.

Sinopse: “Aqueles que consideram “bruxa” um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Resgatando essa imagem ancestral da figura feminina naturalmente poderosa, independente e, agora, indestrutível, Amanda Lovelace aprofunda a combinação de contundência e lirismo que arrebatou leitores e marcou sua obra de estreia,A princesa salva a si mesma neste livro, cujos poemas se dedicavam principalmente a temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima. Agora, em A bruxa não vai para a fogueira neste livro, ela conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão. Dividido em quatro partes (“O julgamento”, “A queima”, “A tempestade de fogo” e “As cinzas”), A bruxa não vai para a fogueira neste  mais do que uma obra escrita por uma mulher, sobre mulheres e para mulheres: trata-se de uma mensagem de ser humano para ser humano – um tijolo na construção de um mundo mais justo e igualitário. ‘É meu movimento #MeToo pessoal”, afirma a autora. “Na época em que comecei a compilar os poemas, celebridades como Ke$ha e Taylor Swift estavam falando sobre assédios que sofreram ou mesmo processando seus agressores. Elas me inspiraram a escrever sobre como a cultura do estupro moldou a minha vida e as das mulheres ao meu redor.’”

A parte que falta (Shell Silverstein) é um livro muito lindinho e que traz um tema bem complexo – a necessidade de se encaixar e se aceitar – de maneira bem leve e com lindas gravuras que ajudam as crianças a compreender o que estamos lendo. Dá para ler com os pequeninos e ajudá-los a compreender as diferenças e singularidades de todos. Esse eu ainda vou ler… apenas dei uma folheada. A encadernação é em capa dura, tamanho de 220mm x 185mm, as folhas são brancas e com boa gramatura.

Sinopse: Neste clássico da literatura infantil relançado pela Companhia das Letrinhas, acompanhamos a busca por completude e refletimos sobre relacionamentos com a poesia singela de Shel Silverstein. O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E Ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos. Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes.

O livro 13 reasons why (Jay Asher) eu vi primeiro a série e depois descobri que tinha o livro, então… como não conhecer a obra que originou a série, já que gostei muito de assistir. O livro traz um tema forte e que infelizmente é parte de uma triste realidade – o suicídio entre adolescentes que tem se tornado cada vez mais frequente. Ah! O livro está em inglês, são 285 páginas, mas dá para ler tranquilo se você conhece um pouco da língua. Eu comprei sem atenção e não sabia que era em inglês, mas tem em português também com o título Os 13 porquês, pela editora Ática.

sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Bem… era isso que eu tinha para falar hoje… espero que tenha gostado e se animado a ler algum dos livros. Qual livro você está lendo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.